quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ATENÇÃO!!!

DEVIDO A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM A INTENÇÃO DE APENAS TUMULTUAR AS DISCUSSÕES TÉCNICAS SOBRE AS QUESTÕES DA PROVA, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL EFETUAR COMETÁRIOS NAS POSTAGENS. TODAVIA FICAM EXPOSTOS OS COMENTÁIOS QUE ACHEI PERTINENTES E QUE SERVEM DE REFERêNCIA PARA POSSÍVEL RECURSO.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010




JÁ ME DEVEM 10 DE PUNHO CERRADO.

Marque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas.



1. (  ) O conselho justificação é responsável por processar e julgar o oficial no cometimento de crime militar.

2.  (  ) Toda Comarca do Estado tem uma auditoria militar para julgar os crimes militares.

3. (  ) Os crimes militares que tem vítimas militares são julgados apenas pelo juiz de direito da auditoria militar.

4. ( ) A perda da graduação das praças em segunda instância se deu com a mudança da Constituição brasileira.

5. ( ) A praça pode ser membro dos Conselhos de Justiças.

6. ( ) Na ocasião em que o réu for um civil na Justiça Militar Estadual não haverá convocação do conselho de justiça.

7. ( ) A segunda instância da Justiça Militar em Mato Grosso do Sul é o Tribunal de Justiça, sediado no Parque dos Poderes na capital.

8. ( ) Existe na legislação brasileira dois códigos penais militares, sendo que um aplicado as organizações militares estaduais e o outro para os federais.

9. ( ) A perda do posto e da patente dos oficiais e a graduação das praça é uma pena acessória prevista no Código Penal Militar.

10. ( ) As ações no direito penal militar são: públicas incondicionadas, públicas condicionadas e privadas.

11. ( ) O crime de calúnia na justiça comum depende da queixa crime do ofendido para prosseguimento da ação penal, fato idêntico ocorre na justiça militar com o mesmo crime.

12. ( ) Os juízes militares são composto apenas por oficiais.

13. ( ) O Comandante Geral tem a prerrogativa de colocar em liberdade o militar preso em flagrante por crime militar.

14. ( ) Todos os crimes militares na justiça militar estadual são julgados pelos Conselhos de Justiça.

15. ( ) Os membros do Conselho de Justiça Especial são compostos por oficiais da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiro Militar, havendo a mudança do membro conforme o réu a ser julgado.

16. ( )Os crimes militares praticados pelos bombeiros militares são apurados pelos oficiais daquela instituição.

17. ( ) O julgamento das ações contra atos disciplinares militares é uma das novas mudanças ocorridas na Justiça Militar Estadual.

18. ( ) As mudanças na Justiça Militar, impostas pela Emenda Constitucional 045 atingiram apenas as Justiças Militares Estaduais.

19. ( ) As praças das forças armadas tem as mesmas prerrogativas das praças estaduais quando o assunto é perda da graduação perante a Justiça Militar.

20. ( ) A substituição dos juízes militares nos conselhos só ocorre a pedido dos mesmos ou conforme o réu que está sendo julgado.

21. ( ) Os oficiais da Polícia Militar ou do Bombeiro Militar são autoridades policiais militares encarregados pelos inquéritos policiais militares.

22. ( ) O militar estadual não comete crime militar na Justiça Federal.

23. ( ) O militar estadual que cometer um crime comum no interior do Estado deverá ser julgado na Auditoria Militar.

24. ( ) A Justiça Militar Estadual atua na esfera penal e cível, sendo que a primeira ocorre no julgamento de crimes militares e a segunda no julgamento da ações contra atos disciplinares militares.

25. ( ) Ao tomar ciência de um crime militar passível de Termo Circunstanciado de Ocorrência, você deverá conduzir o autor do fato obrigatoriamente.


26. ( ) A jurisdição da Auditoria Militar Estadual estende-se apenas na capital, sendo que todo o território é de responsabilidade jurisdicional do Tribunal de Justiça.

27. ( ) O Policial Militar que cometer um crime militar contra outro Policial Militar na cidade de Paranaíba/MS deverá ser julgado em Campo Grande/MS, pois a capital é sede da primeira instância da Justiça Militar Estadual.

28. ( ) A perda do posto e da patente dos oficiais e a graduação das praças poderá ocorrer no Conselho Especial de Justiça para o primeiro e no Conselho Permanente de Justiça para o segundo..

29. ( ) O Conselho Permanente de Justiça é composto por um juiz de direito e por quatro juízes militares, sendo que o primeiro é o presidente.

30. ( ) Juiz auditor era o antigo nome dado ao juiz de direito dos Conselhos de Justiça.

31. ( ) As ações judiciais contra atos disciplinares militares deverão ser julgados nos Conselhos de Justiça.

32. ( ) Os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul tem Tribunal de Justiça Militar para julgar os processos oriundos das suas respectivas auditorias.

33. ( ) Fica facultativo aos Estados com o efetivo de militares estaduais superior a 30 mil homens criar ou não o Tribunal de Justiça Militar.

34. ( ) O bombeiro militar que serve na cidade de Corumbá/MS e sofrer uma punição que não venha concordar, o militar deverá acionar a justiça naquela cidade.

35. ( ) A justiça militar estadual poderá julgar o militar que praticar crime doloso contra vida que tenha vítima militar.

36. ( ) A justiça militar estadual poderá julgar o militar que praticar crime doloso contra vida que tenha vítima civil.

37. ( ) A justiça militar estadual não poderá julgar o militar que praticar crime culposo contra vida que tenha vítima civil.

38. ( ) O civil pode cometer crime militar.

39. ( ) O civil que cometer um crime militar contra um policial militar será julgado na justiça  militar estadual.

40. ( ) O militar federal poderá cometer crime militar e ser julgado na justiça militar estadual.

41. ( ) O militar poderá escolher entre a justiça comum ou a justiça militar quando pretender anular uma punição disciplinar.

42. ( ) O conselho disciplina é responsável por processar e julgar a praça no cometimento de crime militar.

43(  ) O funcionário civil que trabalha no comando da PM é considerado assemelhado perante o CPM.

44. (   ) Em conluio com policiais civis, uma guarnição de serviço da PM resolve praticar roubo a banco e tortura (crime não previsto no CPM). A justiça militar vai ser responsável por julgar todos os policiais na conduta delituosa de roubo e a justiça comum julgará a tortura.

45 (   ) O julgamento do crime de assédio sexual (não previsto no CPM) praticado entre militares em local sob administração militar é de competência da justiça comum. A competência é em decorrência da não previsão do crime de assédio no CPM.

46. (     ) O militar que praticar um crime militar com pena inferior a 2 anos sofrerá contra si a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

47. (      )  O civil pode cometer crime militar, mas apenas na Justiça Militar Federal.

48. (     ) O conselho permanente julga as praças.

49. (        ) O policial militar que torturar outro policial militar deverá ser julgado na justiça militar estadual.

50 (      ) Um policial militar inativo lesiona dolosamente outro policial militar também da inativa dentro das dependência do comando Geral da PM. O autor da lesão corporal cometeu um crime comum e não militar.

51 (      ) Um policial militar inativo lesiona dolosamente outro policial militar, mas a vítima está na ativa e o crime se deu nas dependência do comando Geral da PM. O autor da lesão corporal cometeu um crime militar.

52 (    ) Um policial militar de serviço de sentinela no quartel cometeu dolosamente  um crime de homícidio e a vítima do crime foi um civil. O autor do crime cometeu um crime militar.

53 (     ) Um policial militar de serviço de sentinela no quartel cometeu dolosamente um crime de homícidio e a vítima do crime foi um militar. O autor do crime cometeu um crime militar.

54 (     ) Um policial militar de serviço de sentinela no quartel cometeu dolosamente um crime de lesão corporal e a vítima do crime foi um civil. O autor do crime cometeu um crime militar.

55 (    ) Um civil dolosamente quebrou uma vidraça do quartel da polícia militar. O civil cometeu um crime militar.

56. (    ) Um civil dolosamente quebrou uma vidraça do quartel do exército. O civil cometeu um crime militar.

57. (     ) Um policial militar de folga cometeu um roubo utilizando a arma da PM. O crime praticado foi de natureza comum.


58. (    ) Um policial militar de serviço tortura outro policial militar também de serviço nas dependências do quartel da pm. O crime praticado foi de natureza militar.

59. (    ) Um policial militar de folga ameaça outro policial militar em uma boate, mas a vítima se encontra na inatividade. O crime praticado foi de natureza militar.

60. (    ) Um policial militar de folga ameaça outro policial militar em uma boate que também está de folga. O crime praticado foi de natureza comum.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ATENÇÃO

QUEM DESEJAR UMA CÓPIA DA PROVA DO CONCURSO ANTERIOR PARA SARGENTO E O RESUMO DAS MATÉRIAS DO CONCURSO ATUAL BASTA SOLICITAR PELO EMAIL: FRANCOAMORIM@YAHOO.COM.BR

sábado, 2 de outubro de 2010

EXERCÍCIOS

01) Certo policial militar ingressou na policia militar em 01 de janeiro de 2000, sua formação no cfap durou 1 ano. Em 01 de janeiro de 2006 passou a gozar da licença para tratar de assuntos particulares que teve a duração de 1 ano. Neste período que se encontra na instiuição o referido policial foi punido apenas com uma prisão no dia 01/03/04. Diante do caso hipotético, marque a alternativa que expressa corretamento o comportamento do policial militar no dia 02 de março de 2008.
a) Mau comportamento.
b) Bom comportamento.
c) Insuficiente comportamento.
d) Ótimo comportamento.
e) Excepcional comprtamento.

02) Determinado policial militar tem 29 anos de efetivo serviço, sendo que foi punido com 20 dias de prisão, dois dias em separado. A punição ocorreu no dia em que completou 29 anos de serviço na PMMS. Diante do caso hipotético, marque a alternativa que expressa corretamento o comportamento do policial militar no dia em que publicou sua punição.
a) Mau comportamento.
b) Bom comportamento.
c) Insuficiente comportamento.
d) Ótimo comportamento.
e) Excepcional comprtamento.

03) Determinado policial incorporou no dia 16/08/08, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi advertido em 30/08/08, detido no dia 04/09/08, repreendido no dia 14/12/08, repreendido no dia 09/02/2009 e preso no dia 25/08/09. Seu comandante relevou sua última prisão. Marque a alternativa que expressa corretamente à situação comportamental do referido policial na data de 25/08/2009.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento excepcional.
e) esta no comportamento ótimo.

04) Marque a alternativa incorreta.
a) Não serão aceitas as inscrições nos concursos da PMMS dos portadores do vírus HIV.
b) Os cursos de formação poderão ser realizados nos feriados.
c) A policia militar de MS deverá reserva vagas nos concurso aos portadores de deficiência.
d) A PMMS poderá prorrogar seus concursos.
e) nda

05) Marque a alternativa correta.
a) A abertura de concursos públicos na PMMS fica a critério exclusivo do comandante geral.
b) Somente brasileiro nato poderá concorrer nos concursos da PMMS.
c) O ingresso na carreira de sargento da PMMS não é regulamentada pela lei 3.808.
e) O ingresso na carreira de oficial dar-se-á na graduação de segundo tenente.
f) nda

06) Marque a alternativa correta.
a) Somente poderão fazer concursos na PMMS aqueles que detém título de eleitor no Estado de Mato Grosso do Sul.
b) A idade limite para o civil realizar concurso na PMMS é de 18 e 30 anos.
c) Os concursos na PMMS são apenas de nível médio.
d) Não há exigência de carteira de habilitação para os concursos da PMMS.
e)nda

07) Marque a alternativa incorreta.
a) Os militares licenciados das forças armadas poderão fazer concurso na PMMS, desde que seu comportamento ao ser licenciado tenha sido de conceito bom.
b) Os tatuados com imagens que lembram a pratica de crime não poderão ingressar na PMMS.
c) Os policiais militares que estão 5 anos de serviço e com comportamento bom poderão realizar concurso para oficial da PMMS.
d) Os policiais militares com 33 anos de idade poderão realizar concurso para oficiais da PMMS.
e) nda
08) Marque a alternativa correta.
a) Os concursos da PMMS deverão ter cinco fases.
b) Para ser considerado aprovado na prova de conhecimentos gerais o canditado deverá acerta no mínimo 60% da prova.
c) Os exames de saúde não é uma fase dos concursos da PMMS.
d) Serão aceitos avaliações do exame de psicotécnico realizados por profissionais contratados pelo candidato, desde que autorizado pela comissão organizadora dos concursos da PMMS.
e) nda

09) Marque a alternativa correta.
a) A altura mínima para os candidatos nos concursos da PMMS é de 1,60m.
b) Serão considerados aptos aqueles candidatos que apresentarem hérnia de natureza leve.
c) Os exames de aptidão física serão aplicados por uma comissão designada pelo comandante geral da PMMS.
d) Os exames de aptidão física não poderão ser filmados.
e) nda

10) Marque a alternativa incorreta.
a) A investigação da social nos concursos da PMMS serão realizados pela 2ª Seção do Estado Maior.
b) Os alunos formados nos curso de formação de oficial da PMMS serão declarados aspirantes oficiais.
c) O desligamento das unidades de ensino que os alunos estiverem matrículados e privatido dos comandantes da unidade.
d) Os alunos farão jus a remuneração.
e) nda