quarta-feira, 23 de maio de 2012

RESPONDA RÁPIDO


01) Marque a alternativa que expressa corretamente a legislação que criou o Estatuto do Policiais Militares de Mato Grosso do Sul.
a) Lei 053 de 30 de agosto de 1990.
b) Lei Complementar 053 de 30 de agosto de 1990.
c) Decreto 053 de 30 de agosto de 1990.
d) Portaria 053 de 30 de agosto de 1990.
e) nda.



02) Marque a alternativa correta.
a) Um coronel da reserva pode ser comandante geral.
b) Um coronel reformado pode ser comandante geral.
c) O cargo policial militar deverá ser exercido somente pelos  servidor militar estadual da ativa.
d) Qualquer coronel pode ser comandante geral.
e) O cargo policial militar poderá ser exercido por qualquer  servidor militar estadual.


03) Marque a alternativa correta.
a) Cargo policial-militar é aquele que só pode ser exercido por policial-militar e que se encontre especificado nos Quadros de Efetivo ou tabelas de classificação na Polícia Militar.
b) Atividade, missão ou tarefa - é o dever emergente de uma ordem, específica de comando, direção ou chefia.
c) Junta de inspeção de saúde - junta de médicos do estado destinada às atividades previstas na legislação peculiar e específica.
d) Sede - é o território do estado dentro  do qual se localizam as instalações de uma Organização Policial-Militar.
e) nda.


04) Marque a alternativa correta.
a) O aluno sargento é um praça especial.
b) Posto é o grau hierárquico do Oficial e a graduação das praças são conferidos por ato do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.
c) Os alunos do Curso de Sargento terão precedência somente aos alunos cabos e soldados.
d) O quadro de saúde dos praças foi extinto.
e) nda.


05) Marque a alternativa que expressa incorretamente um preceito ético do estatuto da PMMS.
a) amar a verdade e a responsabilidade com fundamento da dignidade pessoal.
b)  Ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada .
c) respeitar a dignidade da pessoa humana.
d) cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes.
e) O amor à profissão policial-militar e o entusiasmo com que é exercida.

12 comentários:

  1. tira uma duvida na questao 04 a D, foram extinta as vagas ou o quadro !!! manda por gentileza o GAB.

    ResponderExcluir
  2. O sr poderia postar o gabarito das questões do dia 23/05/2012?
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a dúvida do Edergean: Muita gente acha que o quadro de saúde dos praças foi extinto!!Foi extinto apenas as vagas do quadro, logo ele ainda está previsto, basta o comando disponibilizar as vagas para o quadro que será possível a seleção para compô-lo.

    ResponderExcluir
  4. GABARITO: 1)b, 2)C, 03)B, 04)E e 05) E

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, eu gostaria de saber com o SR. a respeito da questão nº2, as alternativas a - b - d também não estão certas, uma vez que, conforme art: Art. 3º O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul será escolhido livremente pelo Governador do Estado, dentre os oficiais do QOPM, ocupantes do último posto da hierarquia Policial-Militar. COMENTÁRIO: último posto é Coronel, oficiais QOPM, ou seja, os da reserva também não deixam de ser coronel, não tem como o sr. explicar-me.
    Sd PM Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Para o sd Moraes: para vc responder a questão vc tem que observar tbm o art 8º, IV e VI.Entendeu?

    ResponderExcluir
  7. Entendi, com base no art. 8º, IV E VI, entendi o motivo do coronel da reserva não poder ser comandante geral; mas o sr. sabe me dizer sobre o porquê de ter mudado a redação e ter tirado o coronel da Ativa QOPM e colocou apenas o coronel QOPM, tirou o ativo? neste caso eu eliminaria as letras B e D que eu havia escrito anteriormente pois reformado é diferente; mas novamente refaço a pergunta ao Sr. a letra "A" também não está certa com base naquele artigo o 3º, claro que a letra "C" eu pesquisei como o Sr. mostrou sem dúvidas que está certa; mas nada melhor que o Sr. para me dizer sobre a retirada do Ativo e deixou só QOPM, não foi esta a situação, para trazer o da reserva. Obrigado. Sd PM Moraes

    ResponderExcluir
  8. A intenção da administração de retirar a palavra ATIVA, era possibilitar o coronel da reserva ser convocado para exercer o comando da PM, mas esqueceram que existia a previsão do art 7º, I, do mesmo estatuto que possibilita a convocação apenas por tempo temporário e para exercer cargo de comissão ou função de direção e assessoramento, situações diferentes do comando. Esse coronel poderia ser convocado, por exemplo, para ser assessor do comandante geral, dirigir um projeto ou um cargo comissionado tipo superintendente, entendeu?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Major, eu gostaria de ver a possibilidade do Sr. fornecer o regulamento de Promoção de Praças atualizado 2012, assim como o Sr. Fez com a 053 em 2012. Pelo Site da PMMS, não consigo baixar nada, eu vi que tem várias alterações, no site da PM, mas não tenho acesso a nenhum deles; também, caso haja, as alterações do RDPM, para eu estudar, pois quando conheci o blog do Sr. eu já tinha estudado a 053, aí tive que estudar tudo novamente, pois não tenho moral com LEIS e alterações. E aqui, neste blog, tá bem completo, para quem está se esforçando para passar no concurso. Eu to mandando msg por aqui, pois não sei como enviar para o sr. por email, caso o sr. possa me passar aí envio direto. desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  10. DESCULPE MAJOR O SENHOR PODERIA EXPLICAR SE O POLICIAL MILTAR QUE FOR CONVOCADO APOS ESTAR NA RESERVA REMUNERADA COM PROVENTOS PROPORCIONAIS RECEBERA PARCELA INDENIZATORIA DE 20% OU SE RECEBERA IGUAL AO POSTO QUE ESTARIA SE NA ATIVA? OBRIGADO...
    SD PM CLAUDIA

    ResponderExcluir
  11. Receberá o subsídio integral.
    Art 7º,§ 3º do estatuto

    ResponderExcluir