sábado, 25 de agosto de 2012

EXERCÍCIOS/PROMOÇÃO DE PRAÇAS


PRESTE ATENÇÃO!!!!


01) Marque a alternativa correta.
a) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á apenas mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento intelectual, de antiguidade e de tempo de serviço.
b) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento, de antiguidade, bravura e de tempo de serviço.
c) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento intelectual, de antiguidade, bravura, post morten e de tempo de serviço.
d) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á apenas mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento, de antiguidade, tempo de serviço, bravura e post morten.
e) nda

02) Marque a alternativa errada.
a) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o soldado ou o cabo é a estabilidade.
b) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o candidato deverá ter concluído o ensino médio.
c) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o candidato deverá possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”.
d) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo pelo critério de antiguidade o deverá ter no minimo cabo com 12 anos de serviço.
e) nda.

03) Marque a alternativa errada.
a) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”.
b) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá ter concluído o ensino médio.
c) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá ter sido julgado apto em inspeção de saúde para fins de curso.
d) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo não poderá estar licenciado para trato de interesse particular.
e)Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo ou soldado não poderá estar licenciado para trato de interesse particular.

04) Marque a alternativa que expressa corretamente a distribuição de vagas para as promoções à graduação de 3º Sargento QPPM conforme prescreve o estatuto da PMMS.
a) 35% para antiguidade, 30% para merecimento intelectual e 35% para tempo de serviço.
b) 20% para merecimento intelectual, 40% para antiguidade e 40% para tempo de serviço.
c) 35% para merecimento intelectual, 30% para antiguidade e 35% para tempo de serviço.
d) 35% para merecimento intelectual, 35% para antiguidade e 30% para tempo de serviço.
e) nda

05) Marque a alternativa errada.
a) As vagas ofertadas para as promoções a graduação de 3º sargento, que não forem preenchidas por falta de candidato habilitado no processo seletivo pelo critério de tempo de serviço, serão distribuídas sequencialmente e na ordem para os critérios de antiguidade e de merecimento intelectual.
b) Por decisão do Comandante-Geral poderá ser utilizado, para fins de seleção para promoção à graduação de Cabo e à de 3º Sargento, o resultado do teste de aptidão física semestral realizado nas OPMs. 
c) Constituirão uma única turma os integrantes do curso de formação de sargento selecionados pelos critérios de merecimento intelectual e de antiguidade.

d) As promoções pelos critérios de merecimento intelectual, antiguidade e por tempo de serviço à graduação de 3º Sargento serão realizadas de acordo com a ordem de classificação intelectual, obtida ao final do curso de formação de sargento.
e) nda

06) Conforme o decreto de promoção dos praças marque a alternativa errada.
a) A promoção por merecimento é aquela que se baseia no conjunto de qualidades e atributos que distinguem entre seus pares e que, uma vez quantificados na ficha de promoção, passam a traduzir sua capacidade para ascender hierarquicamente.
b) Quadros de Acesso são relações nominais de praças organizadas por formação peculiar, em cada graduação, para as promoções por antigüidade (QAA), por merecimento (QAM) e por tempo de serviço (QATS) tomando-se por base as informações constantes nas alterações individuais e fichas de conceito.
c) Os tipos de promoções são: antiguidade, merecimento,  tempo de serviço, ato de bravura e post mortem.
d) A promoção post mortem é aquela que visa a expressar o reconhecimento do Estado ao graduado falecido no cumprimento do dever ou em conseqüência disto, ou reconhecer o direito do graduado, a quem cabia promoção não efetivada por motivo de óbito.
e) nda.

07) Marque a alternativa errada.
a) A promoção post mortem é aquela que visa a expressar o reconhecimento do Estado ao graduado falecido no cumprimento do dever ou em conseqüência disto, ou reconhecer o direito do graduado, a quem cabia promoção não efetivada por motivo de óbito.
b) A promoção por ato de bravura é aquela que resulta de ato ou atos não-comuns de coragem e audácia que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às corporações militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados.
c) A promoção em ressarcimento de preterição é aquela feita após ser reconhecido, ao graduado preterido, o direito à promoção que lhe caberia.
d) A promoção por tempo de serviço é aquela que se baseia no tempo de efetivo serviço prestado pelo militar na respectiva corporação.
e) nda.

08) Marque a alternativa que obedece corretamente as proporções em relação ao número de candidatos habilitados para as promoções de sargentos por antigüidade e merecimento.
a) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: duas por merecimento e uma por antigüidade.
b) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: duas por merecimento e uma por antigüidade.
c) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: duas por merecimento e uma por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: uma por merecimento e duas por antigüidade.
d) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: duas por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: uma por merecimento e uma por antigüidade.
e) nda

09) Marque a alternativa que expressa corretamente os motivos que fazem computar vagas para as promoções das praças.

a) Vagas decorrentes de excedentes, agregações, licença de interesse particular, férias e luto.
b) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, excedentes, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
c) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, licenças especiais, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
d) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
e) nda


10) Conforme o valor numéricos das medalhas e condecorações previsto no decreto de promoção das praças, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1ª Coluna
I - Ordem do Mérito Policial-Militar/Bombeiro-Militar ou equivalente.
II – Insígnia do Mérito Policial Militar/Bombeiro Militar e Medalha Tiradentes ou Dom Pedro II.
III – Medalha de Aplicação e Estudo ou equivalente.
IV - Medalha de Tempo de Serviço ou equivalente de 30 anos.

2ª Coluna
(    ) 0,30 pontos
(    ) 0,40 pontos
(    ) 0,10 pontos
(    ) 0,20 pontos

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabarito: 1- C; 2- A; 3-E; 4-E; 5-E;6-E; 07-E; 8-A; 9-E; 10 - IV,I,III E II

      Excluir
  2. Major, parabens pelos exercicios. Nos ajuda a conseguir exercitar os nossos conhecimentos. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir