sábado, 25 de agosto de 2012

EXERCÍCIOS/PROMOÇÃO DE PRAÇAS


PRESTE ATENÇÃO!!!!


01) Marque a alternativa correta.
a) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á apenas mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento intelectual, de antiguidade e de tempo de serviço.
b) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento, de antiguidade, bravura e de tempo de serviço.
c) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento intelectual, de antiguidade, bravura, post morten e de tempo de serviço.
d) O acesso à graduação de 3º Sargento QPPM dar-se-á apenas mediante processo seletivo interno pelos critérios de merecimento, de antiguidade, tempo de serviço, bravura e post morten.
e) nda

02) Marque a alternativa errada.
a) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o soldado ou o cabo é a estabilidade.
b) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o candidato deverá ter concluído o ensino médio.
c) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de merecimento intelectual o candidato deverá possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”.
d) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo pelo critério de antiguidade o deverá ter no minimo cabo com 12 anos de serviço.
e) nda.

03) Marque a alternativa errada.
a) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”.
b) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá ter concluído o ensino médio.
c) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo deverá ter sido julgado apto em inspeção de saúde para fins de curso.
d) Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo não poderá estar licenciado para trato de interesse particular.
e)Dentre os requisitos para o acesso a graduação de terceiro sargento pelo critério de antiguidade o cabo ou soldado não poderá estar licenciado para trato de interesse particular.

04) Marque a alternativa que expressa corretamente a distribuição de vagas para as promoções à graduação de 3º Sargento QPPM conforme prescreve o estatuto da PMMS.
a) 35% para antiguidade, 30% para merecimento intelectual e 35% para tempo de serviço.
b) 20% para merecimento intelectual, 40% para antiguidade e 40% para tempo de serviço.
c) 35% para merecimento intelectual, 30% para antiguidade e 35% para tempo de serviço.
d) 35% para merecimento intelectual, 35% para antiguidade e 30% para tempo de serviço.
e) nda

05) Marque a alternativa errada.
a) As vagas ofertadas para as promoções a graduação de 3º sargento, que não forem preenchidas por falta de candidato habilitado no processo seletivo pelo critério de tempo de serviço, serão distribuídas sequencialmente e na ordem para os critérios de antiguidade e de merecimento intelectual.
b) Por decisão do Comandante-Geral poderá ser utilizado, para fins de seleção para promoção à graduação de Cabo e à de 3º Sargento, o resultado do teste de aptidão física semestral realizado nas OPMs. 
c) Constituirão uma única turma os integrantes do curso de formação de sargento selecionados pelos critérios de merecimento intelectual e de antiguidade.

d) As promoções pelos critérios de merecimento intelectual, antiguidade e por tempo de serviço à graduação de 3º Sargento serão realizadas de acordo com a ordem de classificação intelectual, obtida ao final do curso de formação de sargento.
e) nda

06) Conforme o decreto de promoção dos praças marque a alternativa errada.
a) A promoção por merecimento é aquela que se baseia no conjunto de qualidades e atributos que distinguem entre seus pares e que, uma vez quantificados na ficha de promoção, passam a traduzir sua capacidade para ascender hierarquicamente.
b) Quadros de Acesso são relações nominais de praças organizadas por formação peculiar, em cada graduação, para as promoções por antigüidade (QAA), por merecimento (QAM) e por tempo de serviço (QATS) tomando-se por base as informações constantes nas alterações individuais e fichas de conceito.
c) Os tipos de promoções são: antiguidade, merecimento,  tempo de serviço, ato de bravura e post mortem.
d) A promoção post mortem é aquela que visa a expressar o reconhecimento do Estado ao graduado falecido no cumprimento do dever ou em conseqüência disto, ou reconhecer o direito do graduado, a quem cabia promoção não efetivada por motivo de óbito.
e) nda.

07) Marque a alternativa errada.
a) A promoção post mortem é aquela que visa a expressar o reconhecimento do Estado ao graduado falecido no cumprimento do dever ou em conseqüência disto, ou reconhecer o direito do graduado, a quem cabia promoção não efetivada por motivo de óbito.
b) A promoção por ato de bravura é aquela que resulta de ato ou atos não-comuns de coragem e audácia que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às corporações militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados.
c) A promoção em ressarcimento de preterição é aquela feita após ser reconhecido, ao graduado preterido, o direito à promoção que lhe caberia.
d) A promoção por tempo de serviço é aquela que se baseia no tempo de efetivo serviço prestado pelo militar na respectiva corporação.
e) nda.

08) Marque a alternativa que obedece corretamente as proporções em relação ao número de candidatos habilitados para as promoções de sargentos por antigüidade e merecimento.
a) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: duas por merecimento e uma por antigüidade.
b) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: duas por merecimento e uma por antigüidade.
c) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: duas por merecimento e uma por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: uma por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: uma por merecimento e duas por antigüidade.
d) Terceiro-Sargento a Segundo-Sargento: uma por merecimento e duas por antigüidade, de Segundo-Sargento a Primeiro-Sargento: duas por merecimento e uma por antigüidade e de Primeiro-Sargento a Subtenente: uma por merecimento e uma por antigüidade.
e) nda

09) Marque a alternativa que expressa corretamente os motivos que fazem computar vagas para as promoções das praças.

a) Vagas decorrentes de excedentes, agregações, licença de interesse particular, férias e luto.
b) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, excedentes, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
c) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, licenças especiais, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
d) Vagas decorrentes de promoções às graduações imediatas, agregações; passagens à inatividade, licenciamento do serviço ativo, mudanças de formação peculiar, falecimentos e do aumento de efetivo.
e) nda


10) Conforme o valor numéricos das medalhas e condecorações previsto no decreto de promoção das praças, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1ª Coluna
I - Ordem do Mérito Policial-Militar/Bombeiro-Militar ou equivalente.
II – Insígnia do Mérito Policial Militar/Bombeiro Militar e Medalha Tiradentes ou Dom Pedro II.
III – Medalha de Aplicação e Estudo ou equivalente.
IV - Medalha de Tempo de Serviço ou equivalente de 30 anos.

2ª Coluna
(    ) 0,30 pontos
(    ) 0,40 pontos
(    ) 0,10 pontos
(    ) 0,20 pontos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ATENÇÃO AO CLASSIFICAR COMPORTAMENTO DAS PRAÇAS DA PMMS!!!!!

O inciso IV do art 52 (classificação do comportamento insuficiente), decreto N° 1.260 de  2 DE OUTUBRO DE 1981 (RDPM), está com sua redação errada, haja vista que a presente norma é uma cópia do regulamento do exército, mas ao editarem fizeram erroneamente seu texo, vejamos abaixo:
Texto do RDPM da PMMS,decreto N° 1.260 de  2 DE OUTUBRO DE 1981 (RDPM):
ART 52
IV - insuficiente: quando no período de um ano de efetivo serviço tenha sido punida com até duas prisões.

Texto do regulamento do Exército, decreto nº 4.346 (R-4):
IV - insuficiente:
a) quando, no período de um ano de efetivo serviço, tenha sido punida com duas prisões disciplinares ou, ainda, quando no período de dois anos tenha sido punida com mais de duas prisões disciplinares; e 


Da forma que se encontra a redação da classificação do comportamento insuficiente no RDPM da PMMS a praça que tiver qualquer punição disciplinar no período de um ano de efetivo serviço já ingressará no comportamento insuficiente ou se punido com mais de duas prisões no período SUPERIOR a dois anos o policial da PMMS não terá comportamento, haja vista que com essa quantidade de punições não temos como enquadrá-lo em outro comportamento (excepcional, ótimo, bom ou mau).

CLASSIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO DE PRAÇAS.



01) Determinado policial incorporou no dia 16/03/06, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi preso em 16/08/07, repreendido no dia 04/09/07, detido no dia 14/08/08, detido no dia 09/09/08 e preso no dia 25/03/09. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial na data de 25/04/2011.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento excepcional.
e) esta no comportamento ótimo.

02) Determinado policial incorporou no dia 16/08/08, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi advertido em 30/08/08, repreendido no dia 14/12/10, repreendido no dia 09/02/2011 e preso no dia 25/08/11. Seu comandante relevou sua última prisão. Marque a alternativa que expressa corretamente à situação comportamental do referido policial na data de 25/08/2011.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento excepcional.
e) esta no comportamento ótimo.

03) Determinado policial incorporou no dia 09 de janeiro de 2005 na Polícia Militar e sofreu as seguintes punições: no dia 03/03/05 foi preso, no dia 04/07/08 foi detido, no dia 13/01/09 foi detido. Diante das informações marque a alternava que expressa corretamente a situação comportamental do policial na data de 14/06/09.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento ótimo.
e) está no comportamento excepcional.

04) Em oito anos de efetivo serviço determinado policial sofreu apenas uma repreensão. Diante da informação, marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do militar neste período de oito anos.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento ótimo.
e) está no comportamento excepcional.

05) Determinado policial incorporou no dia 02/02/08, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi repreendido no dia 05/03/09, foi detido no dia 08/06/09, detido novamente em 10/02/11 e foi preso no dia 29/08/11. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial na data de 14/08/12.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento ótimo.
d) está no comportamento insuficiente.
e) está no comportamento excepcional.


06) Certo policial militar ingressou na policia militar em 02 de agosto de 2003, sua formação no CFAP durou 1 ano. Em 02 setembro de 2009 passou a gozar 1 ano de licença para tratar de assuntos particulares. Neste período que se encontra na instituição o referido policial foi punido apenas com uma prisão no dia 01/03/08. Diante do caso hipotético, marque a alternativa que expressa corretamente o comportamento do policial militar no dia 02 de janeiro de 2012.
a) Mau comportamento.
b) Bom comportamento.
c) Insuficiente comportamento.
d) Ótimo comportamento.
e) Excepcional comportamento.

07) Determinado policial está com exatamente 10 anos de efetivo serviço, completados no dia 14/08/09. Neste período sofreu quatro repreensões na ficha funcional, sendo elas nos respectivos dias: 17/04/08, 12/01/09, 30/04/09 e 17/04/09. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial no dia que sofreu a última punição.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento insuficiente.
c) está no comportamento excepcional.
d) está no comportamento ótimo.
e) está no comportamento mau.


08) Determinado policial foi advertido cinco vezes este ano de 2012. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial no dia 13/08/12, lembrando que ele tem 5 anos de serviços completados na data da análise do comportamento.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento excepcional.
c) está no comportamento ótimo.
d) está no comportamento mau.
e) esta no comportamento insuficiente.

09) Determinado policial incorporou no dia 14 de julho de 1998 na Polícia Militar e sofreu as seguintes punições: no dia 14/06/08 recebeu uma repreensão, no dia 14/08/08 recebeu uma detenção, no dia 13/10/08 recebeu outra detenção e no dia 07/06/12 recebeu uma prisão, porém o comandante relevou o cumprimento desta última. Diante das informações marque a alternava que expressa corretamente a situação comportamental do policial na data de 14/06/12.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento ótimo.
e) está no comportamento excepcional.

10) Determinado policial incorporou no dia 02/07/97, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi advertido no dia 05/03/98, foi preso no dia 08/06/08, foi preso no dia 29/12/08 e detido novamente em 10/02/09, mas seu comandante anulou a prisão do dia 08/06/08 e relevou cumprimento da detenção do dia10/02/09. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial na data de 07/06/09.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento ótimo.
d) está no comportamento insuficiente.
e) está no comportamento excepcional.

11) Determinado policial incorporou no dia 16/08/08, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi advertido em 30/08/08, repreendido no dia 04/09/08, repreendido no dia 14/12/08, detido em 28/02/09 e preso no dia 25/08/09. Marque a alternativa que expressa corretamente à situação comportamental do referido policial na data de 25/08/2009.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento insuficiente.
d) está no comportamento excepcional.
e) esta no comportamento ótimo.